Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Mapal melhora a produtividade das suas ferramentas de PCD graças à impressão 3D

Redação22/01/2020
Regra geral, se reduzirmos o peso das ferramentas de Diamante Policristalino (PCD), podemos utilizar dados de corte significativamente mais elevados. Juntamente com a liberdade de desenho, a capacidade de otimizar o peso é uma das vantagens cruciais oferecidas pela impressão 3D. Graças às estruturas especialmente desenvolvidas no interior da ferramenta, que não podem ser fabricadas convencionalmente, o peso pode ser consideravelmente reduzido.
Ferramenta em PCD, em formato de sino, da Mapal. Foto: Mapal Dr. Kress KG

Ferramenta em PCD, em formato de sino, da Mapal. Foto: Mapal Dr. Kress KG.

Um exemplo de como a Mapal utiliza esta vantagem da impressão 3D na prática são as novas ferramentas em formato de sino com inserções de PCD soldadas. As ferramentas tipo sino são utilizadas, por exemplo, para a maquinação externa de conexões para mangueiras, entre outras aplicações. Os contornos deste tipo de componentes obedecem a elevados requisitos de qualidade e exigem uma fabricação precisa. Para garantir uma fabricação económica e confiável, os processos existentes devem estar sujeitos a uma melhoria contínua.

Esta premissa levou a Mapal a otimizar a ferramenta em forma de sino que antes era fabricada por um processo convencional. O interior da ferramenta foi modificado com recurso ao processo de impressão 3D de fusão seletiva a laser: em vez de material sólido, existe agora uma estrutura alveolar projetada para diminuir o peso da ferramenta. Como resultado, a ferramenta é agora 30% mais leve e, graças ao efeito de amortecimento conseguido com a nova estrutura, tem uma vida útil cerca de 40% mais longa. No total, o tempo de maquinação foi reduzido em 50%. Além disso, o projeto do canal de arrefecimento foi otimizado.

A estrutura alveolar no interior da ferramenta pôde ser realizada graças à fabricação aditiva. Foto: Mapal Dr. Kress KG
A estrutura alveolar no interior da ferramenta pôde ser realizada graças à fabricação aditiva. Foto: Mapal Dr. Kress KG.

A nova geometria da ferramenta é impressa por fusão seletiva a laser num corpo de ferramenta de alta precisão com uma conexão HSK-63. A peça é posteriormente maquinada de forma convencional. As pastilhas de PCD são então soldadas e cortadas a laser, para ficarem com a forma desejada.

A Mapal é representada em Portugal pela Álamo.

REVISTAS

Exponor - Feira Internacional do PortonorelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial