Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

2020 é o ano das decisões estratégicas

Redação22/01/2020

De acordo com a empresa de consultoria PwC, a indústria de engenharia mecânica alemã está em recessão. A PwC refere os resultados de um estudo de acordo com o qual um número crescente de empresários espera um desenvolvimento negativo da economia global. Pela primeira vez em mais de três anos, os analistas preveem um crescimento negativo das empresas de engenharia mecânica. Dados fornecidos pela Associação Alemã da Indústria de Engenharia Mecânica (VDMA) parecem apoiar estas afirmações: A associação diminuiu a sua previsão para 2019. “Dada a situação atual das encomendas e o baixo nível da produção real, estimamos que a produção diminua cerca de 2% em termos reais em 2019”, explicou o Presidente da VDMA, Carl Martin Welcker.

18% dos visitantes da AMB em 2018 trabalhavam na indústria automóvel e construção de veículos. É uma indústria que atualmente se defronta com importantes desafios adicionais. Markus Heseding, Diretor-Geral da Associação de Ferramentas de Precisão da VDMA, coloca a cota de mercado atual dos veículos híbridos e elétricos na Alemanha em pouco mais de 1%. Dado que os políticos exigem veículos isentos de emissões, a indústria automóvel investe particularmente na eletrificação de grupos propulsores. No entanto, Heseding está convencido de que os veículos com motores de combustão irão continuar a desempenhar um papel importante na mobilidade no futuro. O número de veículos fabricados em todo o mundo irá aumentar dos atuais 93 milhões para 120 milhões em 2030, mantendo-se o nível de motores de combustão aproximadamente o mesmo, enquanto a proporção de veículos elétricos continua a aumentar. Só depois disto o número de motores de combustão e a procura associada de componentes maquináveis nos automóveis poderá diminuir. A produção económica de e-fuels neutros em termos de CO2 pode tornar-se um agente de mudança nesta área. "É por isso que queremos uma política de financiamento aberta à tecnologia", afirma Heseding.

Feiras comerciais como a AMB proporcionam uma plataforma ideal um bom posicionamento futuro, especialmente em tempos de incerteza económica...

Feiras comerciais como a AMB proporcionam uma plataforma ideal um bom posicionamento futuro, especialmente em tempos de incerteza económica.

Inovação e conceção

De acordo com o Dr. Jochen Kress, Sócio-Gerente do MAPAL Group, os atuais desafios como fabricante de ferramentas seguem as alterações constantes na tecnologia e na sociedade ou, melhor ainda, antecipam-nas. Também cita a eletromobilidade como exemplo. Muitas ferramentas dos componentes do processo da empresa sediada em Aalen no grupo propulsor de veículos com motores de combustão. “Em primeiro lugar, não procuramos riscos no desenvolvimento de um motor de combustão num motor elétrico, mas antes novas oportunidades. Os alojamentos do motor elétrico requerem ferramentas muito complexas e exigentes.“Devido às elevadas velocidades de um motor elétrico, são colocadas elevadas exigências na precisão da operação de maquinagem.”O orifício principal para o rotor, por exemplo. Deve ser maquinado com a precisão de alguns micrómetros. O MAPAL desenvolveu soluções de ferramentas para implementar esta fina maquinagem de forma económica e para cumprir os requisitos de precisão e duração do ciclo”, afirma Kress. Como fabricante de ferramentas especiais, a MAPAL contribui com a sua especialização para esta maquinagem de precisão.

Em fases em que a utilização de capacidade diminua e em que as substituições ou novos investimentos sejam adiados, é particularmente importante poder ter um apoio no mercado global. “Até mesmo a maior expansão económica é-nos pouco útil, se não nos diferenciarmos com os nossos produtos. Por exemplo, a conceção industrial e de produto desempenharam até ao momento um papel secundário no desenvolvimento dos nossos mandris. O principal foco era a fiabilidade do processo. No passado, os nossos agentes criadores construíram gradualmente uma ampla carteira. No entanto, não era uniforme, na sua aparência. Queríamos mudar isso e, por isso, trouxemos especialistas de conceção industrial. Os primeiros estudos de conceção estão disponíveis e estou confiante de que iremos apresentar uma nova gama na AMB do próximo ano”, afirma Kress. A ótica e o reconhecimento não só devem ser aumentados com o novo aspeto dos mandris, como os objetivos económicos e ecológicos também devem ser atingidos. Por exemplo, a superfície polida deve assegurar que os mandris têm uma resistência à corrosão maior do que nunca.

Os híbridos complementam a carteira de produtos

A inovação é a resposta de um possível declínio das vendas na empresa de maquinaria Mazak na cidade alemã de Göppingen. "Entramos em todas as conversações com positivismo e vemos como podemos ajudar os nossos clientes com a nossa carteira. Graças ao nosso amplo posicionamento, temos uma visão geral bastante boa das várias indústrias. Também testemunhamos, atualmente, o maior declínio mais marcado na

indústria automóvel", afirma o CEO da Mazak da região DACH, Martin Engels, ao comentar a atual situação. Uma certa pressão de custo é uma condição permanente para muitos engenheiros mecânicos, especialmente desta indústria. A Mazak, em resposta, desenvolveu agora uma nova máquina de cinco eixos. “Do nosso ponto de vista, é importante fornecer aos nossos clientes novas soluções técnicas para aumentar a sua produtividade, independentemente da situação económica. Muito acontece no setor da alta tecnologia, particularmente no que diz respeito às máquinas híbridas. Além disso, nos nossos novos modelos de máquina, todos os processos, desde a operação da maquinagem à produção 3D aditiva, são acomodados numa única máquina. Assim, os tempos de execução são efetivamente reduzidos. Uma máquina assim é particularmente adequada aos clientes que pretendem usar uma fase de subutilização para modificações ou reparações necessárias ou antecipadas”, afirma Engels, explicando a estratégia.

Engels confirma como é particularmente importante o mercado europeu, independentemente da situação económica: “A Mazak está bem posicionada em cada continente e recentemente fortaleceu novamente a sua posição na Europa e abriu um novo ramo na Áustria.“Em primeiro lugar, este investimento destina-se a fortalecer as vendas diretas na república alpina. Perspetivando o próximo ano, Engels sublinha a importância de Estugarda como localização de uma feira comercial:”Uma feira comercial como a AMB oferece-nos não só uma plataforma para apresentar inovações, mas também uma boa oportunidade para fortalecer a nossa rede regional. No próximo ano, toda a nossa equipa alemã de engenharia irá, certamente, debater novamente na feira soluções de automatização muito específicas com os clientes. Esta orientação para o cliente é também o futuro para nós, de um ponto de vista estratégico. Daí que até à AMB 2020, irei assumir que a nossa equipa de engenharia terá novamente crescido. Este assunto está no topo da nossa agenda”, salienta Engels.

Os expositores da AMB mostram inovações e desenvolvimentos que podem ajudar a indústria metalomecânica em suas futuras decisões estratégicas...
Os expositores da AMB mostram inovações e desenvolvimentos que podem ajudar a indústria metalomecânica em suas futuras decisões estratégicas.

Acrescentar valor assegura carteira de encomendas

Tal como qualquer empresa industrial, o departamento de vendas da August Steinmeyer é o primeiro a sentir os efeitos da recessão económica. A empresa fabrica componentes de tecnologia de acionamento para várias indústrias, tais como construção de máquinas-ferramentas, robótica, indústria médica e de semicondutores. Este amplo posicionamento é uma das razões pelas quais a gestão e vendas avaliam a atual situação económica como boa. O gestor de vendas Jens-Uwe Gühring dá uma perspetiva da carteira de encomendas: Embora a situação das encomendas na divisão de engenharia mecânica esteja atualmente ainda mais debilitada, a tecnologia aeroespacial e médica têm tido um desempenho bom a muito bom.

“A nossa empresa produz fusos de esferas de alta precisão, nos quais fatores como materiais, processos de fabrico e montagem, bem como equipamento de medição e teste, desempenhem um papel decisivo. No entanto, o nível de formação e qualificações dos trabalhadores especializados também tem uma influência significativa na qualidade dos nossos produtos, “acrescenta o CEO Dr. Eng. Manfred Münch. A empresa está atualmente a investir numa nova estrutura fabril e a converter o fabrico numa produção de correias de transportador.”Investimos nas mais recentes tecnologias de produção e em mais formação para os nossos especialistas. Isso assegura a máxima estabilidade do processo, qualidade do produto e elevada flexibilidade. Os nossos clientes beneficiam de tempos de entrega mais curtos, máxima flexibilidade e maior qualidade.“As medidas também compensam no que respeita à opinião pública: O expositor da AMB com 172 outras empresas foi galardoado pela revista”Stern“pela segurança da sua localização na Alemanha. A honra é resultado de um estudo efetuado pela”Stern”, pelo Instituto de Gestão e Investigação Económica e pelo Instituto de Economia Internacional de Hamburgo nos locais de produção de empresas alemãs.

"É importante oferecermos aos nossos clientes o melhor aconselhamento possível nos mais curtos tempos de entrega. Com a reestruturação da empresa, podemos oferecer aos nossos clientes soluções e processos personalizados e simplificados, com tempos de execução curtos. Podemos implementar soluções individuais ainda melhores e mais rápidas e, assim, aprofundar as relações com os nossos clientes", afirma Jens-Uwe Gühring, refletindo sobre a perspetiva das vendas.

Um futuro seguro através da digitalização

Um dos pioneiros no campo da digitalização é o expositor Siemens na AMB. A empresa integra o seu novo controlo de máquina-ferramenta alinhada por digitalização, computação de ponta e na nuvem, inteligência artificial e fabrico aditivo na sua carteira para o mundo das máquinas-ferramentas. “Com a nossa gama de soluções de automatização e digitalização, moldamos o futuro da indústria das máquinas-ferramentas e ajudamos os nossos clientes, fabricantes e utilizadores de máquinas-ferramentas a usar volumes de dados em rápido crescimento de uma forma nova e muito mais abrangente, para aumentar a sua produtividade, qualidade e competitividade”, explica o Dr. Wolfgang Heuring, CEO da Unidade Comercial de Controlo de Movimentos.

Para Heuring, a maior vantagem é que estas tecnologias inovadoras tornam os dados disponíveis, que podem ser usados para criar gémeos digitais integrais de produtos, fabrico e saída de produção. Desta forma, todos os passos da produção industrial podem ser mapeados e ligados em espaço virtual. “A alavanca decisiva é usar estes dados de forma inovadora e transformá-los em conhecimento valioso, para maior desempenho e flexibilidade”, prossegue Heuring.

Embora ainda seja demasiado cedo para falar sobre soluções concretas para a AMB 2020, é já claro que a Siemens irá prosseguir o caminho do avanço da transformação digital da máquina-ferramenta. Isto permite que os fabricantes de máquinas virtualizem na íntegra o seu desenvolvimento, comissionamento e processos de máquina. Isto permite-lhes acelerar de forma significativa os seus processos e reduzir consideravelmente o tempo de comercialização mantendo, simultaneamente, a qualidade. Por outro lado, os utilizadores de máquinas beneficiam de tempos de comissionamento consideravelmente mais rápidos graças ao gémeo digital. Também podem efetuar uma configuração mais rápida, recolher peças virtualmente e produzir de forma mais eficiente. A formação pode ser efetuada longe da máquina.

Além disso, a oferta de inovação industrial da empresa ajuda os utilizadores de máquinas-ferramentas a melhorar peças de trabalho e processos de qualidade, aumentando a disponibilidade da máquina e otimizando ainda mais os processos de máquinas. Com computação de ponta, podem ser processadas grandes quantidades de dados localmente na máquina-ferramenta. Além disso, os custos de armazenamento e transmissão são reduzidos para os utilizadores, porque podem ser pré-processadas grandes quantidades de dados e apenas os dados relevantes são posteriormente transmitidos para uma nuvem ou infraestrutura de TI.

Aproximadamente 90.000 visitantes internacionais e 1.500 expositores são esperados no centro de exposições de Stuttgart para visitar a AMB 2020.

Há que reforçar a aposta na digitalização

Apesar destas ofertas, os analistas da PwC não consideram os engenheiros mecânicos alemães suficientemente determinados no que respeita à transformação digital, globalmente. Existe uma procura de fundo considerável, especialmente no núcleo da indústria: Apenas um terço das empresas se consideram altamente digitalizáveis nas áreas de fabrico, serviço, transporte e logística. No entanto, os investigadores de mercado têm comunicado notícias positivas de que existe consciência: Muitos empresários estão centrados nos tópicos da robótica (50%) e “big data” (42%). A Inteligência Artificial (37%) e a Internet das Coisas (36%) seguem-se como outras tecnologias importantes. Já é claro que a digitalização, em todas as suas facetas, irá desempenhar um papel de destaque na AMB 2020. Podem ser encontradas novas soluções não só nos respetivos stands dos expositores, mas também no lounge de tendências ou fábrica inteligente.

Sobre a AMB

São esperados cerca de 90.000 visitantes internacionais e 1.500 expositores na 20.ª da AMB, que terá lugar no Stuttgart Trade Fair Centre de 15 a 19 de setembro de 2020. Numa área de exposição com mais de 120.000 metros quadrados brutos, o foco serão as inovações e outros desenvolvimentos para máquinas-ferramentas de corte de metal, máquinas-ferramentas de processos de remoção de metal, ferramentas de precisão, sistemas de medição e garantia de qualidade, robôs, tecnologia de peça de trabalho e manuseamento de ferramentas, software e engenharia industrial, componentes, conjuntos e acessórios. A AMB 2020 será apoiada por patrocinadores promocionais ideais, ou seja, a Associação de Ferramentas de Precisão da VDMA, a Associação de Software e Digitalização da VDMA e a Associação Alemã de Construtores de Máquinas-Ferramentas (VDW).

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial