Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

A importância das inspeções de 3ª Parte

Eduardo Guimarães - Head of Department – 3rd Party Inspection Dept. AJL24/01/2020
Garantir a qualidade do seu produto é um desafio que envolve ter a certeza que o seu processo de fabrico está monitorizado e controlado. Para isso, algumas vezes contamos com a ISO 9001, mas como fazer quando o seu produto é fabricado por outra pessoa ou empresa?
Imagen

Cada dia que passa os requisitos de fabrico e qualidade mudam, os fornecedores precisam de estar atentos para se adaptarem às mudanças. Torna-se assim essencial que o processo de fabrico seja fiscalizado, para que as não-conformidades que eventualmente possam surgir sejam devidamente tratadas e fechadas para que o produto esteja em conformidade com que foi acordado em contrato ou ordem de compra.

É aqui que entra a Inspeção de 3ª parte, uma forma rápida, segura e barata para as empresas fazerem intervenções durante o processo construtivo, garantindo que as fases de construção e controle de qualidade estão a ser cumpridas pelos fornecedores.

As principais vantagens são:

  • Garantir que um mesmo produto de qualidade possa ser fornecido por vários subcontratados
  • Receber um produto acabado em conformidade com os padrões do setor industrial e do cliente
  • Os resultados da inspeção garantem resultados independentes e não tendenciosos
  • Fornecer aviso prévio sobre o desenvolvimento de questões críticas para evitar atrasos dispendiosos na construção
  • Fornecer uma visão íntima e a manutenção de registos dos processos de fabrico

E como funciona?

O cliente final contrata um fornecedor para fabricar um produto. Antes do fabrico, os pontos de intervenção são definidos, indicando o que o mesmo gostava de testemunhar, ou até mesmo que o fabricante não continue o processo fabril sem que o cliente esteja presente durante uma certa atividade (que geralmente é um teste ou ensaio). Esses pontos são geralmente marcados pelo cliente no Plano de Inspeção e Testes, documento emitido pelo fabricante que descreve as várias atividades que envolvem o fabrico do produto.

O cliente usa os seus especialistas, ou contrata uma empresa com especialistas que conhecem o produto a ser fabricado, ou até podem não conhecer desde que o cliente defina o que precisa ser verificado e o inspetor munido de documentos, desenhos, instruções faz a inspeção de determinada atividade a ser inspecionada ou testemunhada.

A visita do inspetor pode até ser feita também apenas para verificar a embalagem do produto e seus sobresselentes, ou o carregamento para transporte (seja ele marítimo, terrestre ou aéreo).

A visita ao fornecedor é sempre agendada com antecedência para que o fornecedor se prepare para a mesma, o inspetor pode levar os equipamentos necessários para fazer medições ou usar os equipamentos do fornecedor, dependente do que for acordado.

Torna-se essencial que o processo de fabrico seja fiscalizado, para que as não-conformidades que eventualmente possam surgir sejam devidamente tratadas e fechadas para que o produto esteja em conformidade com que foi acordado em contrato ou ordem de compra

Entre as atividades desenvolvidas pelo inspetor, podemos citar as mais importantes:

  • Verificar a conformidade das matérias primas usadas
  • Inspeção visual do produto
  • Inspeção dimensional do produto
  • Verificar se todos os testes de qualidade e performance foram executados e por pessoal qualificado
  • Garantir que as Não-Conformidades foram encerradas e as ações corretivas tomadas
  • Inspecionar se as Embalagens estão de acordo com o exigido
  • Controlar se o Carregamento foi realizado corretamente e se o produto está bem-acondicionado
  • Emitir Nota de Liberação de envio aprovando o fabrico
  • Redigir relatório (com ou sem fotos) detalhando o que foi verificado e como.

Para executar as atividades acima mencionadas o inspetor precisa geralmente ter em mão os seguintes documentos:

  • Plano de Inspeção e Testes
  • Desenhos do produto
  • Procedimentos de fabricação e testes
  • P.O. (Ordem de compra)
  • Contrato
  • Instruções de inspeção fornecidas pelo cliente.

Com esses documentos e atitude ética e profissional, o inspetor de 3ª parte está apto a cumprir com as suas obrigações e a manter o cliente ciente do que está acontecendo antes, durante e depois do fabrico.

A AJL faz este tipo de inspeções há mais de 25 anos, com profissionais altamente qualificados. Somos capazes de atender em todo território português e em alguns países da comunidade europeia. Estamos presentes nos principais polos fabris de Portugal.

Visite-nos em www.ajorgelima.com.

REVISTAS

Siga-nosnorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial