Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Pavilhão 12, stand 36

Novas soluções de digitalização para moldes e matrizes da Makino em mostra na EMO

Redação11/07/2019

A Makino vai apresentar na EMO 2019 uma amostra das suas novas soluções tecnológicas para a indústria de moldes e matrizes. A edição deste ano da EMO está focada sobretudo em dois temas: tecnologias de produção digitais, alinhadas com a Indústria 4.0 e veículos elétricos. Os visitantes da feira poderão ver as soluções encontradas pela empresa para adequar os processos de produção ao futuro.

a500Z – centro de maquinação horizontal, de 5 eixos
a500Z – centro de maquinação horizontal, de 5 eixos

Durante a edição da EMO deste ano, a Makino terá em demonstração as diversas soluções digitais que disponibiliza aos seus clientes e com as quais pretende ajudar a indústria nos processos de digitalização da produção. O ATHENA, por exemplo, é um avanço significativo na comunicação homem-máquina, uma vez que utiliza uma tecnologia de controlo ativado por voz, concebido para controlar qualquer tipo de máquina - fresagem, torneamento, EDM, etc. - e que até funciona em locais sem Internet.

Em destaque estarão também outras soluções digitais que a empresa tem para oferecer ao mercado, como o Digital Twin, uma ferramenta de simulação e de programação da produção; o software MAS-A5, que permite uma programação dinâmica da maquinação e do manuseamento de paletes em células da Makino; e o Machine Health Maximize (MHmax), um software de monitorização do estado dos equipamentos, utilizado para manutenção preventiva. O MHmax leva a Internet das Coisas (IoT) para a área de produção, com sensores adicionais instalados na máquina, ajudando a evitar paragens inesperadas. Esta aplicação baseada na Web, verifica o funcionamento do eixo e do desempenho do código ATC, controla a temperatura do fluido de arrefecimento e a pressão hidráulica, mede o desempenho e exibe todos os resultados de forma acessível no ecrã Pro.6 ou em qualquer outro PC que esteja em rede.

Estarão ainda em exposição as máquinas D200Z, DA300, a51nx, IQ500 e a 500Z e, pela primeira vez na Europa, os modelos de Realidade Aumentada (RA) para estes equipamentos.

iassist – Robô autónomo móvel
iassist – Robô autónomo móvel

Soluções de automatização

A Makino terá também em exposição diversas soluções de automatização como o robô Erowa, que estará a alimentar dois centros de maquinação (D200Z e F5) e o robô Makino i-assist, que incorpora um grande número de funções avançadas para o fabrico de peças. Por exemplo, ele encontra o seu próprio caminho para a máquina que precisa de alimentar, evitando assim quaisquer obstáculos no caminho, apanha peças mesmo que elas não estejam na posição correta, e carrega ferramentas para uma máquina de terceiros já programada.

Outro dos destaques na EMO 2019 será o novo sistema flexível de fabrico conhecido como PZ1. A célula em exposição incorporará uma Makino a51nx e um centro de maquinação a500Z, e promete oferecer às empresas um valor acrescentado significativo, proporcionando poupança de custos, otimização da produção e manutenção preventiva - o tipo de solução automatizada que pode fazer a diferença nos processos de produção.

PZ1 - Novo sistema de fabricação flexível
PZ1 - Novo sistema de fabricação flexível

REVISTAS

Exponor - Feira Internacional do PortonorelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial